Thursday, June 28, 2007

Mensagem



É assim a História. Amontoado de histórias que, ligadas umas com as outras, nos ensinam e nos explicam como nos fomos portando ao longo dos tempos. Para contá-las, houve, há e haverá, contadores que, oralmente, através de desenhos, de textos ou de filmes, vão alimentando a necessidade que temos para perceber os porquês do que já foi.
Cada cabeça sua sentença, cada contador sua versão da história.

Um desses contadores, “Menino da Luz” e oficial de Cavalaria, protagonista privilegiado que foi num recente e importante acontecimento da nossa História pátria, partiu há dias. O muito pouco que se permitiu contar da sua versão, substancialmente diferente da oficial que os meus netos vão ler nos livros escolares, contrastava com a catadupa de pequenos detalhes com que, copo de whisky numa mão e um cigarro na outra, o seu vozeirão embrulhava a descrição das dezenas de aventuras que viveu pelos quatro cantos do mundo sob domínio português por onde andou.

Desta vez, e ao contrário do que fez durante toda a sua vida, deixou as suas mulheres para trás. Uma delas, a minha Maria, em nome de todas as outras, com uma cunha minha e a devida licença do senhor director, à laia de agradecimento pelos muitos telefonemas recebidos das gentes beirãs, transcreve o texto da carta que lhe mandaram para o espaço:

Podemos chorar por teres partido
Ou então sorrir por teres vivido;
Podemos fechar os olhos e rezar para que voltes
Ou abri-los e ver tudo o que nos deixaste;
Podemos sentir o coração vazio por não te termos aqui
Ou senti-lo repleto do amor que partilhámos;
Podemos virar as costas ao amanhã e viver no passado
Ou guardar connosco o passado e olhar felizes para o futuro;
Podemos recordar somente que partiste
Ou podemos manter viva a chama da tua memória;
Podemos chorar e fechar a nossa mente,
Sentir-nos vazios e virar as costas
Ou podemos fazer aquilo que desejarias:
Sorrir, abrir os olhos, amar e seguir em frente.

No comments: