Monday, April 02, 2007

Roubo de informação



Em vez de malhar no ceguinho, que neste caso é aquele senhor que já vai no terceiro curriculum desde que tomou posse, vou desancar nas nossas “referências” que dão pelo nome de O Publico e Expresso, dueto que ontem foi referenciado pelo professor comentador, durante a sua palestra dominical no canal estatal, como sendo os donos das noticias relativas à trapalhada em torno da biografia académica do ex-mas-licenciado engenheiro que manda no governo da gente. O que o professor disse não corresponde à verdade, é uma rematada mentira e por isso leva um …oito, com favor!

O pai, a mãe, o avô e a avó da investigação são uma só pessoa, António Balbino Caldeira, criador do blogue “Do Portugal Profundo” (http://doportugalprofundo.blogspot.com/) ; os filhos, tios e primos, são alguns dos seus leitores.

Data do dia 22 de Fevereiro de 2005, logo após as últimas eleições legislativas, o seu texto inicial sobre esta matéria; entre os primeiros contactos oficiais com pedidos de esclarecimento consta uma carta, de 14-04-2005, dirigida ao Senhor Inspector-geral da Ciência, Inovação e Ensino Superior e da qual transcrevo apenas o ponto inicial:
“1. Do curriculum oficial do senhor Eng.º José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa - publicado no sítio do Partido Socialista na Internet, no blogue e sítio pessoal da Internet - consta que o mesmo é "licenciado em Engenharia Civil, concluiu depois uma pós-graduação em Engenharia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública". Veja-se ainda a sua biografia no sítio da Internet da Assembleia da República, onde é referido que tem a profissão de engenheiro civil. Mas estas informações são escassas quanto ao percurso académico do visado.”

Aquando da publicação da sua investigação, o diário O Publico, apenas incluiu a seguinte nota: "(Q)uem desde há muito escreve sobre a biografia académica de Sócrates é António Balbino Caldeira. Professor no Instituto Politécnico de Santarém, publica desde 2005 os seus textos no blogue Do Portugal Profundo".

Sobre a investigação do Expresso, remeto para um texto publicado na sexta-feira, dia 30 de Março:
“Nota do Portugal Profundo: Este post foi escrito no dia 27-3-2007 e mantido sob embargo até ontem à tarde, a pedido das jornalistas do Expresso Mónica Contreras e Rosa Pedroso Lima a quem, nesse próprio dia, facultei esta informação (a licenciatura ao domingo, descoberta pelo nosso comentador Irnério...) e o Dossier Sócrates. Do Portugal Profundo cumpre sempre os seus compromissos.O Expresso de hoje, 31-3-2007 - pp. 10 e 11 e comentários nas pp. 2, 3, 9 e 12 -, usa informações do Dossier Sócrates Do Portugal Profundo, sem indicação da fonte. O blogue Do Portugal Profundo (muito menos o seu URL) não é mencionado em qualquer dessas peças, cuja informação inédita de base aqui foi publicada – o mesmo já se tinha passado, aliás, na semana passada. Não creio que a responsabilidade da omissão pertença às duas jornalistas”.

Devem pensar que, ao não mencionarem as fontes, a malta vai mesmo pensar que foram eles a fazer o trabalho de investigação. Já lá vai o tempo.

No comments: