Monday, June 09, 2008

Memórias





Começo por informar que recebi uma resposta correcta ao problema que lancei na edição 892 deste jornal!

Apesar de já ter terminado o prazo dado para me enviarem a solução, apesar do leitor que a enviou não ser adepto do meu clube, eu dispus-me e enviar-lhe o prémio prometido, um livro da minha autoria e totalmente em branco, um exemplar autografado da 13.ª edição, edição que deverá chegar às bancas brevemente, lá para o final do século.

O senhor Diamantino Marques, residente no Laranjeiro em Almada, acertou em cheio no cálculo e na resposta, ainda lembrado da matemática que lhe foi ensinada em 71 pelo senhor Professor Isaías, do Campo de Besteiros. Agradeço ao leitor do Jornal de Tondela a sua participação, dou-lhe os meus parabéns e, conforme combinado, far-lhe-ei chegar a edição numero 100 do meu livro.

Estou a pensar em enviar, para o seu antigo professor, os contactos de alguns dos outros leitores que concorreram, pode ser que ele ainda consiga ensinar-lhes umas contas.

Eu falo muito mas se calhar também a mim me fazia bem uma ajudinha nesse campo. É que eu hoje estou completamente estoirado, tudo porque me saíram furadas umas contas que fiz e que, por norma, me saem até muito bem.

Todos os anos, algures durante um dos fins-de-semana da primavera, é preciso polir duas mesas e oito cadeiras de madeira que tenho no meu jardim, para lhes descascar a roupa com que se foram vestindo para se protegerem do frio, da chuva e da falta de pontaria de pássaros, passarinhos e passarões.

Normalmente, por capricho de um sorteio que teima em ser-lhe desfavorável ano após ano, é a Maria que também tem de fazer todos estes trabalhos mais pesados, mas como este ano é ano de campeonato europeu de futebol, eu, por bondade – sim, eu sou bondoso! – e já que a vou obrigar a ver tanto futebol, decidi que ia ajudá-la, decidi aliviar um pouco o seu trabalho, decidi polir pelo menos uma das cadeiras e encher a minha roupa e mãos com pó, isto tudo apesar de já estar muito cansado por ter andado a jogar ténis nos dois dias anteriores. Tenho um coração mole, é o que é!

Só que fiz mal as contas! A Maria já aprendeu uns truques e quando dei por mim metade do trabalho estava feito e ela à sombrinha, toda repimpada a supervisionar. Ou me ponho a pau ou não tarda nada estou a fazer alguns dos trabalhos caseiros. Urgggghhhh…até tremo!

Consta por aí que tabém o meu FêCêPê estará necessitado dumas aulitas com o Professor Isaías. Verdade ou não, aqueles cálculos furados já estão prejudicar a minha saúde graças a uma catrefada de amigos meus que têm passado estes dias a telefonarem-me cá para casa e a dizer-me “ó pá, se queres veres o teu clube a jogar nas competições europeias, tens de mudar já para o Canal Memória da TV Cabo”.

E logo eu, que nunca gozo com ninguém…acham isto justo? É, eu também!

No comments: