Monday, May 12, 2008



O famoso aquecimento global, aquela anunciada, badalada e muito premiada catástrofe provocada pelo moderno mas ainda troglodita homem (vá lá vá lá, safam-se as mulheres e as crianças) anda pelas ruas da amargura, os seus fãs mais conhecidos parecem um bocadito desapontados e deprimidos.
A pressão mediática sobre o indígena malfeitor continua – pois claro! – mas tem-se notado um certo um abrandamento no assédio, até porque há por aí outras causas tão ou mais importantes, especialmente importantes para os desgraçados e ingratos poluidores, como o preço dos alimentos, dos combustíveis e de todas as outras coisas que vêm por arrasto e muito provavelmente eles não terão muita pachorra para andar a aturar os problemas das gentes mais ricas.

À custa de tanta lavagem ao cérebro, eu já andava a pensar em comprar alguns dos produtos que essa malta anuncia mas o frio que apanhei durante a minha semana de férias numa praia no sul do país, fez com que mantivesse as mãos e a carteira bem enfiadas nos bolsos das calças. Prometem-me mundos e fundos e depois nicles, um frio de rachar e água mais própria para pôr no viski do que para tomar banho.

Esta mania de quererem que eu morra cheio de saúde dificultou-me os jantares já que, no meio de para aí uns cinquenta restaurantes que há no centro da vila dessa praia, só num é que eu podia fumar sentadinho à mesa e abrigado do vento. Podia ir para a esplanada, isso eu podia, mas fossem para lá eles, levar com o vento na tromba.

Enquanto estava de papo para o ar, cheio de camisolas e enrolado na toalha de praia li uma noticia onde foram (finalmente!) divulgados os resultados dum estudo feito por uma organização inglesa sobre o índex de democracia diária em vinte e cinco países da comunidade europeia, publicado no final de Janeiro passado, resultados esses que são claramente positivos para todos os que se queixam desta falida republica socialista e laica, com um honroso quarto lugar a contar do fim, o vigésimo primeiro lugar.
Esta fantástica classificação resulta da análise de seis dimensões: até que ponto se valoriza o direito de voto (14º lugar), qual o grau de activismo e participação cívica (19º lugar), o valor da democracia como solução para a resolução dos problemas (20º lugar), a democracia no agregado familiar (21º lugar), democracia no local de trabalho (18º lugar) e democracia nos serviços públicos (23º lugar).

Nem de propósito, a ANACOM (lê-se “ana come”), que não tem que meter o bedelho nos preços cabendo-lhe a verificação do cumprimento das obrigações pelos operadores, acha que nós, totós aqui nascidos, devíamos pagar uma taxa por um período inicial pelas nossas chamadas de telemóvel em vez de sermos facturados apenas por cada um dos segundos que gastamos agarrados ao nosso telemóvel. Com mais esta alteração lá vai o mexilhão dar mais uma cabeçada na rocha, com mais força, paga cada vez mais mas menos pode bufar.

O PSD, pela voz do senhor Esteves, anunciou que pediu e que obteve autorização do tribunal constitucional para pagar em prestações suaves uma multa que lhe tinha sido aplicada; até aqui tudo bem, pagar em prestações não é crime mas, segundo aquele porta-voz, este modo de pagamento não terá custos adicionais para o partido porque – sentei-me! – não acarreta juros.

Como é que ele disse? Sem juros? Ouvi mal…

No comments: